Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado e Carlos Moura/SCO/STF
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou pedido de convocação do ministro Alexandre de Moraes na CPMI do 8 de janeiro.
O que aconteceu?
Requerimento foi protocolado hoje na comissão. Apesar do pedido, a convocação ainda precisa ser colocada em votação na CPMI e aprovada pelos demais integrantes da comissão.
No pedido, o senador diz que é “necessário a oitiva de todos os atores envolvidos”. Moraes é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do inquérito que investiga os ataques à Praça dos Três Poderes.
Em fevereiro deste ano, Do Val disse em entrevista que existia um plano de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira. Depois, ele mudou a versão da história e contou que não foi “coagido” a participar do esquema. O senador alegou que usou “uma palavra que não deveria ter usado”.
Alguns dias depois, ele afirmou que travou sozinho uma guerra contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e outros três ministros, além de Lula.
Em março, Do Val disse que foi alvo de ameaça de morte. No final do mesmo mês, o senador voltou a falar sobre o assunto e admitiu que forjou a história sobre a tentativa de golpe de Estado. Ele disse que contou a história para afastar Moraes de investigações contra Bolsonaro.
UOL