• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 11 de outubro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

ÚLTIMO MINUTO: Deltan aciona STF para anular decisão do TSE que cassou mandato

Por Terra Brasil
02/jun/2023
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

foto: Poder 360

TSE considera que ex-Lava Jato pediu demissão no Ministério Público para evitar punição administrativa

O deputado cassado Deltan Dallagnol(Podemos-PR) apresentou na 5ª feira (1º.jun.2023) recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, por unanimidade, determinou a cassação de seu mandato.

No pedido (íntegra – 463KB), a defesa do político argumenta que as representações que ele enfrentava enquanto procurador do Ministério Público não tinham“cunho sancionador”. Ou seja, ainda não configuravam processo administrativo-disciplinar.

Leia Também

Limite de velocidade pode cair para 30 km/h nas ruas e 80 km/h nas rodovias no Brasil

Nova lei pode garantir carro zero com isenção de imposto para idosos

Projeto de lei prevê cobrança maior de multas para carros desse valor

Em 16 de maio, o TSE decidiu cassar o registro de candidatura de Dallagnol por entender que ele antecipou sua demissão do cargo de procurador para evitar uma punição administrativa do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), o que poderia torná-lo inelegível conforme a Lei da Ficha Limpa.

Em resposta, Dallagnol afirmou que sua cassação foi um “exercício de futurologia”. Segundo o ex-procurador, a decisão do TSE foi tomada por “suposições, uma em cima da outra”. Também citou a existência de uma possível retaliação “prometida” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-procurador da República e agora deputado federal ameaçado de perder o mandato só tinha como opção recorrer ao STF. Uma vez que o recurso foi protocolado, a Câmara não deverá tomar nenhuma atitude para retirar a cadeira de Deltan e vai aguardar a decisão final da Corte.

Com o pedido no Supremo, Dallagnol precisa contar com a sorte. É que o STF sorteará, como é praxe, 1 dos 11 ministros para ser o relator do caso. Além disso, é importante saber em qual das duas Turmas atua esse ministro que analisará o caso.

Se por acaso o relator sorteado fora da 1ª Turma, há alguma chance para Deltan. É que ali estão os magistrados mais simpáticos à Lava Jato, como Roberto Barroso (vice-presidente do STF) e Luiz Fux. Caso o processo seja distribuído para algum ministro da 2ª Turma, tudo fica mais difícil: ali predomina cultura mais anti-lavajatista, o que pode agravar o risco de derrota para o deputado.

Poder 360

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Mistério: O que pode estar por trás da ‘amnésia’ de fãs de Taylor Swift após show

PRÓXIMO

A visita de militares chineses ao Brasil é um problema? 

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se