Foto: Reprodução
Item fazia referência a acidente de trabalho sofrido pelo presidente quando ainda era metalúrgico. ‘Parece ter a intenção de incitar ao ódio político e por consequência a discriminação por uma deficiência física’, afirmou dirigente do PT em Itajaí
Entre os artigos em exposição numa tabacaria de Itajaí, em Santa Catarina, um dos itens chamou rapidamente a atenção nas redes sociais: era a réplica de um mindinho, sobre um suporte em formato de estrela vermelha e a sigla do Partido dos Trabalhadores. A referência clara ao dedo perdido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um acidente de trabalho, ainda nos tempos de metalúrgico, só deixou a vitrine depois de uma série de críticas na internet — os responsáveis pelo local, no entanto, negam que houvesse “cunho político” no artefato.
O perfil oficial do PT de Itajaí chegou a compartilhar uma declaração do presidente municipal da sigla, Gerd Klotz, que estudava tomar medidas judiciais a respeito do caso. “O ato em si é torpe e indigno. Visivelmente é um ato discriminatório ao presidente Lula, que perdeu um dedo em um acidente de trabalho quando ainda jovem, como milhares de trabalhadores brasileiros já foram vítimas de acidentes por falta de medidas de segurança”, afirmou Klotz.
“A simples exposição pública deste artigo, que acontece dentro de uma filial da rede de supermercados Giassi, parece ter a intenção de incitar ao ódio político e por consequência a discriminação por uma deficiência física, atitudes inaceitáveis para a convivência social pacífica e que atenta contra a dignidade da pessoa humana e o Estado Democrático e de Direito”, completou o dirigente, em fala também reproduzida pelo site Diário do Centro Mundo.
O Grupo Giassi se manifestou na própria postagem do PT local, esclarecendo que “as lojas de apoio situadas em suas unidades são locadas por terceiros para negócios independentes”. A rede de supermercados prosseguiu afirmando que “não compactua com qualquer ato que incite ódio, violência ou discriminação e, por isto, já orientou o lojista/locatário a retirar o produto de sua área de vendas e a não voltar a comercializá-lo em sua filial localizada no empreendimento”.
Ao GLOBO, o dono da Maktub Tabacaria e Head Shop, onde o item era exibido na vitrine, informou que o “referido artesanato era uma peça única que não está mais em exposição”. Nailson Correa afirmou ainda que não há “cunho político” nos produtos comercializados no espaço.
“Somos uma pequena empresa que trabalha com comércio de bebida, tabacaria e produtos para presentes”, explicou o comerciante, através de uma nota. “Parece que viralizou uma foto que dizem que é do nosso estabelecimento”, completou, acrescentando que os donos do local não têm conhecimento sobre a imagem e tampouco sabem quem a publicou.
“Não temos nenhum produto com cunho político à venda”, frisou. “No momento, não temos nada a mais a comentar”, concluiu o texto enviado pelo dono tabacaria.
O presidente Lula (PT) não tem o dedo “mindinho” da mão esquerda. Na foto, ele aparece durante a primeira reunião do Conselhão em 2023 — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo/04-05-2023