Foto: Reprodução.
Se tem uma coisa que é uma delícia no frio é dormir. Uma boa noite de sono está associada à prevenção de diversos problemas de saúde, como obesidade, dor de cabeça, mudanças de humor, queda da libido e disfunção erétil.
Quem dorme mal está mais propenso a desenvolver pressão alta, arritmia cardíaca, AVC, insuficiência cardíaca e diabetes, por exemplo.
Para que o sono seja reparador e de qualidade, é importante adotar alguns hábitos, dentro da chamada higiene do sono. Atenção às dicas:
- Procure criar uma rotina, dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive no sábado e no domingo.
- Quando começar a anoitecer, diminua a iluminação do ambiente e evite usar celular, computador e outras telas. Isso é importante para o corpo entender que é hora de se preparar para dormir e produzir melatonina, que é hormônio do sono.
- Também vale fazer algo relaxante antes de ir para a cama, como tomar um banho morno, beber um chá de camomila ou um copo de leite quente.
- Deite-se só na hora que for dormir mesmo, ou seja, não fique enrolando na cama.
A prática de exercícios físicos, comedidos ou intensos, também ajuda na melhora do sono, mas evite realizar até uma hora e meia antes de dormir. Os exercícios liberam sinais químicos, o que faz com que você se sinta mais disposto.
Os hábitos da higiene do sono favorecem a capacidade de adormecer e permanecer dormindo ao longo de toda a noite, e devem ser realizados no decorrer do dia, e não somente horas antes de dormir.
Créditos: UOL/Viva Bem.