Foto: Reprodução/Youtube/ViralHog. Cachorro ouve voz de tutor vindo de câmera e fica intrigado.
Para muitas pessoas, ter a companhia de um cãozinho em casa é algo terapêutico. No entanto, não é raro os tutores precisarem deixar o animal em casa para trabalhar ou mesmo fazer alguma atividade de lazer.
De acordo com o especialista em comportamento canino Adem Fehmi, os “aumigos” têm, sim, um tempo “limite” para ficar sozinhos. “Idealmente, devemos procurar deixar nossos cães adultos sozinhos por não mais do que quatro horas por vez”, revelou, em entrevista ao The Mirror. No caso de animais menores, ele defende que o tempo deve ser reduzido para, no máximo, duas horas.
Segundo o expert, isso acontece porque os cães precisam ser estimulados mental e fisicamente. Ou seja: necessitam de alguma interação. “Os cães são mamíferos sociais e precisam de companhia, bem como de estimulação mental e física ao longo do dia”, disse.
O que fazer, então, no caso de jornadas de trabalho que, geralmente, são de 8h? Na visão de Fehmi, uma saída é recorrer a alternativas como creches ou familiares de confiança que possam brincar e levar os “aumigos” para um passeio. Uma babá canina também é uma opção a considerar.
“Ao decidir sobre uma babá, passeador ou creche, é importante considerar o caráter, o temperamento e as necessidades individuais de seu cão”, finalizou o especialista.
Créditos: Metrópoles.