Foto: Reprodução
Um gel tópico inovador para o tratamento da disfunção erétil, chamado Eroxon, foi autorizado para comercialização sem receita nos Estados Unidos, segundo a farmacêutica Futura Medical, que desenvolveu o produto.
A empresa anunciou na segunda-feira (120 que a Food and Drug Administration (FDA), agência semelhante à Anvisa, dos EUA, concedeu autorização de comercialização para a venda sem receita do gel, que diz ser o primeiro tratamento tópico para disfunção erétil disponível sem a necessidade de receita médica.
A FDA confirmou na segunda-feira que o Eroxon recebeu uma classificação “de novo”, um aceno para o gel ser um novo tipo de produto. A decisão foi tomada na sexta-feira (9).
“A FDA estabeleceu um padrão muito alto na avaliação da eficácia e segurança dos Dispositivos Médicos De Novo. Estou muito satisfeito por termos alcançado esse padrão”, disse James Barder, diretor-executivo da Futura Medical, em um comunicado à imprensa na segunda-feira.
O Eroxon já está disponível na Bélgica e no Reino Unido.
No Reino Unido, um pacote de quatro Eroxon custa cerca de £ 24,99, disse um porta-voz da Futura Medical na segunda-feira. Isso equivale a cerca de R$ 153 no Brasil e US$ 31,22 nos EUA.
“Ainda não temos detalhes específicos de preços, pois o preço será determinado pelo parceiro que lançar o Eroxon nos EUA”, escreveu o porta-voz em um e-mail. O momento em que o Eroxon estará disponível nas prateleiras das lojas nos EUA também depende desse parceiro, mas alguns analistas financeiros preveem que o produto pode ser lançado em 2025.
Um folheto do produto informa que o gel vem em um tubo de dose única e deve ser aplicado na cabeça do pênis por 15 segundos antes do sexo. Os materiais de marketing do produto afirmam que ele pode ajudar os usuários a obter uma ereção em 10 minutos após a aplicação.
A ereção dura o tempo suficiente para um sexo bem-sucedido em cerca de 65% das pessoas e deve diminuir naturalmente, de acordo com o site da Eroxon.
Nos Estados Unidos, a disfunção erétil afeta cerca de 30 milhões de homens. O problema acontece quando alguém é incapaz de obter ou manter uma ereção firme o suficiente para uma atividade sexual satisfatória.
Muitos fatores podem causar ou contribuir para a disfunção erétil, incluindo doenças como diabetes tipo 2, medicamentos como antidepressivos, fatores psicológicos como ansiedade ou comportamentos como fumar, beber muito álcool, usar drogas ilegais ou excesso de peso.
CNN