Foto: Reprodução
O prefeito de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Su, João Marcos Bassani dos Santos, fez um apelo aos moradores para que se abriguem em locais altos para se proteger dos alagamentos que atingem a cidade desde a noite desta quinta-feira (15). O município é um dos mais afetados pela forte chuva que lcai sobre o RS e causa uma série de estragos por onde passa.
Segundo o prefeito, pelo menos 50 famílias foram alojadas no salão paroquial da cidade e muitas outras seguem abrigadas sobre os telhados de suas casas. Ele afirma que é a maior enchente da história da cidade.
— 80% da cidade ficou ilhada. As pessoas subiram nos telhados. Já tínhamos feito um planejamento pela tarde devido às previsões. Agradeço aos bombeiros que vieram nos ajudar — disse o prefeito em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, na noite desta quinta-feira.
O chefe do Executivo municipal também fez um apelo para que as famílias se mantenham em segurança.
— Pedimos que aqueles que estão em local seguro que não saiam. Temos muitas passagens de rios que foram levadas trios abaixo. Se estão em locais de risco, que saiam. A gente não sabe se o rio vai continuar subindo. Procurem locais seguros, locais altos — pediu Santos.
Mais cedo, em uma transmissão ao vivo nas redes redes sociais do município, o prefeito pediu repetidamente para que as pessoas saíssem de suas casas e se deslocassem para os pontos mais altos da cidade.
— Saiam, saiam de suas casas. Não tem o que se fazer. Bens materiais a gente recupera. Vamos agora pensar nas vidas. Estou pedindo, implorando, saiam para lugares mais altos. Não esperem para depois — disse o prefeito.
Gaucha