Foto: Reprodução.
Uma atração de Orlando que normalmente não é foco principal dos brasileiros é o Parque Gatorland.
Antes dos parques temáticos chegarem e transformarem Orlando, a região era uma área pantanosa, como várias outras regiões da Flórida e um dos principais habitantes dessa região eram os Jacarés.
O Gatorland foi inaugurada em 1949, muito antes da Disney e Universal chegarem em Orlando (antes até da Disneyland na Califórnia, que só foi inaugurada em 1955). Na época, era só uma lojinha e um local onde os visitantes e turistas podiam ver vários jacarés em seu habitat natural, além de algumas cobras também.
Hoje é claro que o parque cresceu e tem muito mais que isso. Além de vários locais onde você pode ver e alimentar os jacarés, tem também um aviário com várias espécies de pássaros, alguns shows, exibição de cobras entre várias outras atrações.
Algumas atrações e experiências que você encontra na Gatorland:
Aligator Island: Fica num grande lago e é lá que dá pra ver os maiores jacarés da Gatorland. Você pode comprar um pacotinho de salsichas e jogar no lago pra alimentar os jacarés. São centenas de jacarés nesse lago e alguns são realmente enormes!
Gatorland Express: É um trem que dá a volta no parque e passa por algumas áreas de bastidores, passa pela reserva de pássaros, pela selva de crocodilos, entre outros. Custa $2 dólares e você pode passear quantas vezes quiser durante o dia.
Gatorland Breeding Marsh: Esse é um pântano enorme que conta com 130 jacarés adultos, sendo 100 machos e 30 fêmeas. É nesse ambiente natural que os jacarés se reproduzem e muitas vezes dá pra ver uns filhotes de jacaré aqui também. Nessa área tem uma torre de observação de 3 andares e várias passarelas de madeira sobre o pântano. Aqui você também pode jogar as salsichas pra alimentar os jacarés.
Jungle Crocs, ou Selva de Crocodilos é onde dá pra ver os maiores e mais perigosos crocodilos de várias partes do mundo, como os de água salgada, os cubanos e os crocodilos do Rio Nilo.
Allie´s Barnyard: Este é um local que as crianças adoram! É tipo um “quintal” com vários animais como cabras, ovelhas, patos, galinhas e até cervos. O legal é que as crianças podem chegar bem pertinho dos animais, passar a mão, dar comida e interagir com os animais.
Aviário: Este aviário tem uns papagaios lindos vindos da região do Pacífico Ocidental e Índias Orientais e são todos coloridos, com cores vibrantes, lindos mesmo! E algumas araras parecidas com as que temos aqui no Brasil, lindas também.
Passeio pelo Pântano ou Swamp Walk é uma “trilha” (na verdade não é bem uma trilha, é uma passarela de madeira construída sobre o pântano) em que você pode passear pelo ambiente natural do Pântano mesmo. Tudo ali é completamente natural, desde as árvores, flores, animais… é possível ver um ou outro jacaré por ali, tartarugas, cobras, pássaros… é uma caminhada de 15 minutos bem agradável.
Snakes of Florida: Aqui você pode ver vários tipos de cobras encontradas na Flórida, algumas inofensivas e outras bem venenosas.
Gator Gully Splash Park: Essa é uma “área molhada” do parque que faz a felicidade das crianças, principalmente nos dias mais quentes. Tem vários jatos d’água e fontes pra refrescar todo mundo. No dia que eu estava lá fez muito, mas muito calor!! Por pouco eu não entrei debaixo dos baldes de água!
White Gator Swamp: Esse é o local onde ficam os jacarés brancos e os jacarés albinos. Eu nem sabia que eles existiam, muito menos a diferença entre os dois. Os jacarés brancos são uma espécie muito rara, eles são bem brancos mas podem ter alguma pigmentação, principalmente no olho. Só 12 jacarés brancos foram encontrados no mundo até hoje e 3 deles estão na Gatorland. Já os albinos não têm pigmentação nenhuma, são completamente brancos e não são tão raros assim, é mais fácil encontrá-los.
Tirolesa (Screamin’ Gator Zip Line): Pra mim foi o ponto alto da Gatorland! A experiência toda dura 1h30, combina 5 tirolesas diferentes e é considerada uma das 10 melhores tirolesas do mundo!
Com informações do Guia de Orlando.