Reprodução/Instagram
Atores e ex-funcionários da Globo divulgam vídeo com críticas às políticas ambientais do presidente Lula
Circula nas redes sociais um vídeo em que atores e ex-funcionários da Rede Globo reclamam do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Na gravação, os artistas criticam especificamente o retrocesso nas políticas ambientais e identitárias — alta nas queimadas e no desmatamento, destruição da flora e da fauna e o suposto “massacre” de indígenas.
“Acabou o clima”, disse uma atriz. “A gente elegeu esse governo porque ele se pintou de verde”, afirmou outra artista, ao ressaltar que Lula não mostrou resultados positivos em seus primeiros 100 dias de mandato.
O grupo critica o suposto enfraquecimento do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério dos Povos Indígenas. Também menciona o avanço do Projeto de Lei 490, que trata do Marco Temporal, e a “destruição” da Lei da Mata Atlântica.
“Vamos pressionar o Lula, para que o governo faça a coisa certa e honre nosso voto”, disse um ator.
O que dizem os artistas?
Sergio Marone, um dos que participaram do vídeo, acredita que há uma tentativa de destruição das políticas socioambientais no Brasil. “Se o governo federal não impedir esse desmonte, daremos muitos passos atrás no enfrentamento da crise climática”, afirmou o ator, no Instagram.