Imagem/Redes sociais | Reprodução
🚨ATENÇÃO: Meteoro é visto entrando na atmosfera terrestre em vários estados brasileiros. pic.twitter.com/80ppRSVlTL
— Astronomiaum (@Astronomiaum) June 20, 2023
Moradores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás registraram o fenômeno em vídeo
Estranhas luzes em movimento foram observadas no céu no interior do Estado de São Paulo. Na noite de segunda-feira 19, moradores do município de Campinas, interior paulista, ficaram intrigados com um estranho fenômeno luminoso no céu. As luzes também foram observadas em outras cidades paulistas e também nos Estados de Goiás e Minas Gerais. As testemunhas disseram que se tratava de um meteoro.
Segundo os relatórios das testemunhas, as luzes emitiam tonalidades esverdeadas no céu e logo se apagaram. O mistério, no entanto, já foi solucionado: segundo um astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, o fenômeno aparentemente inexplicável se refere a lixo espacial. Inicialmente, as testemunhas afirmaram se tratar de um meteoro; porém, segundo Thiago Gonçalves, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esta possibilidade está descartada, devido à fragmentação e à duração das luzes no céu.
Meteoro ou lixo espacial?
Segundo os astrônomos, os meteoros são corpos celestes que se deslocam no espaço e, eventualmente, entram na atmosfera terrestre atraídos pelo campo gravitacional do nosso planeta. Devido ao atrito com a atmosfera da Terra, os meteoros podem queimar, tornando-se incandescentes. Este é o famoso fenômeno popularmente conhecido como “estrela cadente”.
Lixo espacial, por sua vez, são os restos de foguetes, satélites e quaisquer outros equipamentos deixados à deriva no campo gravitacional da Terra depois de viagens de exploração espacial. Segundo a Nasa, hoje há cerca de 9 mil toneladas de lixo espacial em órbita, e o risco de colisão é crescente.