Foto: Reprodução/Solo Per Due.
Intimismo é o grande trunfo do Solo Per Due, um estabelecimento — que pode ser visto na imagem acima — em uma antiga villa em Vacone, nos arredores de Roma, que se autointitula “o menor restaurante do mundo”.
Como seu nome em italiano sugere, a casa serve apenas duas pessoas por vez. O que não é nada pequena é a conta deste jantar bastante exclusivo: 500 euros (cerca de R$ 2.628). Champanhe e vinhos premium não estão inclusos, mas disponíveis, o que pode encarecer a experiência.
Além da refeição, o Solo Per Due ainda oferece uma série de mimos extras que também podem ser contratados à parte aos seus clientes em busca de privacidade: show de fogos de artifício para quem busca fazer surpresa ao amado, decoração floral imponente, serviço de chauffer para levar a dupla de volta ao aeroporto ou ao hotel na capital.
Quem deseja se hospedar na área para passar a noite pode solicitar um serviço de concierge que inclui o auxílio do time do estabelecimento no processo de seleção e reserva da acomodação, informa o site do Solo Per Due. Aberto o ano todo para almoço e jantar, o restaurante não possui menu: cada refeição é preparada sob medida de acordo com as preferências dos clientes.
Uma experiência ancestral
O charme do Solo Per Due vai além de seu salão de apenas 46 metros quadrados em uma mansão do século 20. Na sua área externa estão os resquícios de colunas e mosaicos de pedra de uma villa da Roma Antiga.
O endereço teria pertencido ao poeta Horácio e foi dado a ele pelo seu patrono, o político Caio Cílnio Mecenas, segundo relato do historiador e religioso Carlo Bartolomeo Piazza feito na “Hierarquia dos Cardeais” em 1703.
Não à toa, os proprietários — que só revelam suas identidades aos clientes após reservas confirmadas, segundo a CNN americana — realmente investem na atmosfera ancestral: o ambiente possui decoração com ilustrações antigas, bustos de figuras históricas e espelhos retrô em opulentas molduras douradas. Por toda parte vibra uma paleta avermelhada que remete à Pompeia, dos sofás e outros acessórios do mobiliário à toalha de mesa, além de talheres de prata.
E por falar em prata, entre os detalhes clássicos e rebuscados está um sino de prata pode ser tocado para chamar o garçom, que se mantém sempre “escondido”. Nos extremos do salão, um piano e uma lareira de pedra disputam as atenções dos visitantes, que podem relaxar com aperitivos à beira do fogo em noites fritas.
Ainda é possível aproveitar o enorme jardim externo onde há pérgola, oliveiras e vista para um vale de vinhedos como cenário de refeições ao ar livre durante dias quentes ou para passeios à luz de velas nas noites. No Tripadvisor, ex-clientes já destacaram que a visita é “Epicurista ao extremo” [em referência ao filósofo grego] e digna de cinema.
“Clube da Luta”
Para almoçar ou jantar no Solo Per Due, é preciso respeitar regras rígidas que lembram o filme de 1998 estrelado por Brad Pitt: não se “fala” a respeito de (quase) nada. Além de os três proprietários resguardarem suas próprias identidades, eles dizem colocar acima de tudo também a privacidade de seus clientes.
Tanto sigilo teria o objetivo de manter o charme “misterioso” da casa que já funciona há 33 anos. Um dos donos, que se apresentou apenas como “Sr. Remo” ao veículo dos EUA, garantiu que o lugar não é apenas um restaurante. “Oferecemos uma experiência única e íntima que está no coração da nossa reputação de décadas. Não tem a ver com quem somos, estamos nas sombras. Tem a ver com os clientes.”
Por isso, reservas devem ser feitas apenas pelo telefone, durante a noite, e confirmadas sete dias antes da data — quando os detalhes da refeição, música e decoração são definidos entre ambas as partes. Não é possível passar no local para fazer uma visita e dar uma olhada nas dependências antes de reservar.
Um almoço ou jantar não pode ser cancelado de última hora. Clientes devem ligar para confirmar que estão a caminho 30 minutos antes do horário da reserva. Eles também devem chegar exatamente na hora combinada — ou encontrarão a entrada fechada — com os proprietários, que também preparam os pratos elaborados, de acordo com a CNN.
Jantar da realeza
O “Sr. Remo” também revelou à CNN que a ideia do restaurante para dois surgiu de sua frustração em encarar filas e restaurantes lotados ao sair para jantar com o filho. Por isso, ele e os sócios se dedicaram a criar uma experiência “da realeza” que seus clientes não experimentariam duas vezes na vida.
Ele salienta que este não é o ambiente para almoços ou jantares de negócios — é o endereço para casais celebrarem aniversários e pedidos de casamento, onde provarão ravioli em formato de coração, ostras, carpaccio, tiramisù, entre outros pratos tradicionais italianos, de acordo com seus gostos.
“As pessoas vêm aqui não são meros clientes. São convidados que tratamos com muito cuidado. Nós os mimamos e garantimos que este momento especial é exatamente como querem. Tudo é feito sob medida de acordo com as necessidades deles. Tratamos de colocar os dois nomes na sobremesa em formato de coração, cuidamos da frase especial no cartão que acompanha as flores e da música escolhida por eles”, salienta.
Por causa de seu tamanho, o Solo Per Due costuma ter sua agenda lotada por meses, então é necessário programar com antecedência a viagem e reservar a refeição através dos números 0746-676873 ou do celular 345-3205057. O código de área da Itália é +39. Mais informações estão disponíveis no site soloperdue.it.
Créditos: UOL.