Foto: Ricardo Stuckert/PR
No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou da mesma cerimônia e não restringiu o acesso dos visitantes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira, 6, da abertura da Bahia Farm Show. Trata-se de uma feira do setor agropecuário, que ocorre na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. É o maior evento de tecnologia agrícola do Norte e do Nordeste, e a terceira maior do Brasil.
A cerimônia, inicialmente aberta ao público, foi fechada para os visitantes por determinação do cerimonial da Presidência da República. Apenas alguns convidados de Lula puderam participar do evento.
A visita à 17ª edição da feira só foi liberada depois da solenidade com Lula. Toda a abertura do evento ocorreu de portões fechados para o público.
O chefe do Executivo chegou ao aeródromo da cidade acompanhado da primeira-dama, Janja, de alguns ministros e do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi. Também estiveram na solenidade o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autoridades federais e alguns agricultores da região do Matopiba.
Circulam nas redes sociais vídeos do público do lado de fora do evento, vaiando e xingando o presidente. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por exemplo, compartilhou nas redes sociais as vaias contra Lula.
Lula vaiado na Bahia.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) June 6, 2023
Aquela passada de pano que nem perfex consegue limpar, o UOL ao menos tenta. Dane-se a realidade, não é mesmo. pic.twitter.com/SlbOL9xJvX
Foi a primeira vez que Lula participou de um evento voltado ao agronegócio neste terceiro mandato. Em maio, o petista chamou os agricultores do interior paulista de “fascistas”. A fala do presidente foi em reação à Agrishow, que retirou o convite para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participar da abertura do evento, em Ribeirão Preto (SP).
Atitude contraditória
Diferentemente da edição deste ano, em 2022, a solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorreu sem nenhum tipo de restrição imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O então presidente da República chegou ao evento numa motociata. Bolsonaro também participou de um ato simbólico, aberto para a população, e entregou títulos de terra aos moradores da região oeste da Bahia.
Na ocasião, os visitantes tiveram acesso a um estacionamento gratuito, central de atendimento, posto médico e banheiros.
Revista Oeste