Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ agência Brasil
Na segunda-feira (26), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo argentino, Alberto Fernández, tiveram uma reunião bilateral no Palácio do Planalto. Durante a coletiva de imprensa que seguiram, Lula propôs que o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) financie a construção de um gasoduto na Argentina.
“Hoje adotamos um ambicioso Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica. São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento. Fico muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES à exportação de produtos para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner”, disse Lula durante coletiva de imprensa.
Petista disse que os dois países precisam avançar na direção de “criativas soluções” que permitam “maior integração financeira”. O petista sugeriu a criação de uma moeda de referência específica para o comércio como um exemplo de medida que poderia ser adotada.
“Precisamos avançar nessa direção, com novas e criativas soluções que permitam maior integração financeira e facilitem nossas trocas. Entre as opções está a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional que não eliminará as respectivas moedas nacionais”, disse o presidente.
Gazeta Brasil