Foto: Ricardo Stuckert
Adversários na disputa pela Presidência da República nos anos 90, Lula e Fernando Henrique Cardoso parecem viver atualmente uma relação de amizade a ponto de o atual chefe do Executivo ter ligado neste domingo (18) para o tucano para felicitá-lo pelo aniversário de 92 anos. O telefonema, de acordo com a assessoria de Lula, teria sido feito por volta do meio-dia.
De acordo com relatos de aliados do petista ao colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o gesto teria sido motivado pelo “respeito e carinho” que o petista mantém com FHC, sobretudo após os dois se “reconciliarem” recentemente e o tucano ter declarado voto em Lula no segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
– Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva – disse FHC, dias após o primeiro turno de 2022.
Neste domingo, além de Lula, alguns ministros do governo publicaram nas redes mensagens parabenizando o ex-presidente. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que FHC fortaleceu o Sistema Único de Saúde (SUS) e que liderou “reformas fundamentais”.
– Fernando Henrique Cardoso é uma inspiração para todos nós. Liderou reformas fundamentais, fortaleceu o SUS, introduziu as políticas de transferência de renda, fez o plano Real. É um exemplo para o Brasil – escreveu Tebet.
Pleno News