Foto: Getty Images.
Se você sempre sonhou em viver rodeado pela natureza e longe das cidades grandes, esta é a sua oportunidade: o governo irlandês pode pagar mais de € 80 mil (cerca de R$ 423 mil) para quem decidir se mudar para uma de suas ilhas. Além de desfrutar das paisagens à beira-mar, os interessados serão responsáveis por reformar propriedades vazias ou degradadas em uma ilha de sua escolha – e morar nelas.

Chamado Our Living Islands, o programa engloba 23 pequenas ilhas, localizadas na costa oeste, que são totalmente desconectadas do continente. “Nossas ilhas costeiras e suas comunidades são parte integrante da estrutura da Irlanda rural”, disse Heather Humphreys, ministra do Desenvolvimento Rural e Comunitário da Irlanda, em um comunicado de junho de 2023. “As ilhas também abrigam algumas de nossas comunidades mais vibrantes e culturalmente distintas”, completou.

O objetivo da iniciativa é garantir que estas comunidades possam continuar a viver e prosperar por muitos anos, permitindo que moradores e visitantes desfrutem da cultura única, do património e da riqueza ambiental que as ilhas têm para oferecer.

Uma das ilhas englobadas pelo projeto é a Inis Mór, que faz parte da Aran Islands – suas paisagens deslumbrantes foram plano de fundo do filme The Banshees of Inisherin (2022). Ficou interessado? Para mais informações, acesse o site da Our Living Islands.
Créditos: Casa Vogue.