Foto: Reprodução.
Impressionante: Assim fica o corpo de um tubarão após uma batalha no fundo do mar pic.twitter.com/hs5jMfwzOn
— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) June 25, 2023
Fotos de um grande tubarão-branco, tiradas próximas a Seal Island na África do Sul, mostram que ao longo de seu corpo maciço tinha marcas de dentes de mais de 3 metros de comprimento causadas por orcas.
O par de orcas que rodeiam a região já foram responsáveis pela morte de diversos tubarões-brancos, deixando a comunidade científica em choque já que um grande tubarão-branco costuma não ser uma presa comum das orcas.
Mas elas vivem atacando os tubarões dessa região, o que fez com que eles começassem a migrar para outros locais do oceano a fim de se proteger desse predador inevitável.
No entanto, a fotografia retirada desse grande tubarão-branco mostra que alguns deles conseguiram sair vivos do ataques.
O grande tubarão branco pode ter sido atacado recentemente
Os cientistas acreditam que as imagens tiradas do grande tubarão-branco indiquem que ele foi atacado pouco tempo após a captura da foto. O motivo disso é porque o tubarão-branco costuma ter um alto poder de cicatrização das feridas.
Como o grande tubarão-branco de Seal Island ainda estava com as cicatrizes à mostra, isso pode indicar que ele foi atacado de cima por uma orca a apenas alguns dias ou semanas antes da foto ter sido tirada.
Mas, essa simples informação ajuda os cientistas a montarem uma linha do tempo que explica o desaparecimento do tubarão-branco nessa região da África do Sul.
Antes da série de ataques acontecer, essa baía costumava ser um grande centro de tubarões-brancos. No entanto, em 2017 eles começaram a ser menos observados na região. Em cerca de 2 anos, em 2019, o espécime havia abandonado totalmente o local.
Entre os tantos fatores que podem ter feito o tubarão-branco migrar para outra região, as orcas assassinas são um dos principais deles. A partir de 2017, elas começaram a atacar os tubarões da região visando comer seus fígados.
De início, elas atacavam apenas os tubarões de 7 guelras, mas depois focaram seus ataques aos tubarões-brancos. Um desses ataques pode ser visto em um vídeo gravado em 2022.
Mas, ao encontrar este grande tubarão branco que surgiu na baía pode ajudar os pesquisadores a estabelecer uma linha do tempo que indica quando essas orcas criaram uma técnica de caça aos tubarões brancos.
Orcas podem estar melhorando sua caça
As orcas assassinas que estão na África do Sul foram desenvolvendo lentamente sua técnica de caça aos tubarões-brancos. Hoje podemos ver que ela está bem avançada já que foi possível ver elas em ação matando cerca de 17 tubarões em apenas um dia.
No entanto, este grande tubarão branco que saiu nas imagens conseguiu fugir do ataque. Os cientistas acreditam que talvez a técnica das orcas não estivesse bem desenvolvida na época ou então ocorreu apenas uma falha comum no mundo animal.
Mas, hoje em dia, com tantos tubarões-brancos abatidos em apenas um dia, os pesquisadores acreditam que quando a foto do grande tubarão-branco foi tirada, a orca ainda estava desenvolvendo suas técnicas de ataques que hoje estão mais precisas.
Créditos: SoCientifica.