Imagem: canal Golf Oscar Romeo
Uma gravação feita neste último sábado, 3 de junho, por uma das câmeras ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, captou uma sequência de decolagens em que, como pode ser visto novamente no player a seguir, a segurança de voo e as vidas de centenas de pessoas foram colocadas em risco pela atitude criminosa de pessoas irresponsáveis:
Como mostrado nas cenas acima, mais uma vez baloeiros atentaram contra a segurança ao soltarem um balão de ar quente, atividade classificada como crime, segundo as Leis brasileiras.
Durante a sequência de decolagens mostrada no vídeo, foi possível acompanhar o balão se deslocando pelo céu, da esquerda para a direita, cruzando o alinhamento das pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o mais movimentado da América do Sul.
Como já citado outras vezes pelo AEROIN, além de representar um risco de colisão com aviões em voo, a atividade de soltar balões de ar quente não tripulados é crime porque também pode causar incêndios por onde caem e, assim, colocar em risco a vida de pessoas no solo em qualquer lugar.
No último mês, por exemplo, um vídeo mostrou que um balão caiu em cima de um avião no pátio do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O incidente só não foi mais grave porque a equipe de solo agiu rápido e puxou o balão para longe do jato, evitando que fosse danificado pelo incêndio.