Primeira-dama conversou com Fernando Haddad e a infuencer Nath Finanças; a Secom do Planalto, responsável pelo envio, afirmou que a prática não se repetirá
A Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) usou uma lista de transmissão oficial de WhatsApp, por meio da qual informa sobre agendas e notas do governo federal, para divulgar uma live de Janja (foto) nesta quinta-feira (29), registra o Painel da Folha.
Na live, realizada em sua conta pessoal no Instagram, a primeira-dama conversou com a influencer Nath Finanças e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o Desenrola, programa do governo Lula (PT) para renegociação de dívidas.
“A lista de transmissão do WhatsApp foi utilizada em dois momentos. Primeiro, às 12h37, foi feito um lembrete da live ‘Papo de Respeito’ e o anúncio de um convidado especial. Depois às 18h12, houve um comunicado de que o programa já estava sendo transmitido”, escreve o jornal paulistano.
Janja é reincidente: em março, quando começaram as lives da primeira-dama, as redes sociais da TV Brasil, emissora pública, retransmitiram sua conversa com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
Em resposta à Folha, a Secom alegou que
Em nota, a Secom declarou que o canal de WhatsApp é usado para compartilhar “diversas informações e materiais, inclusive links de entrevistas que também acontecem em canais não oficiais. De qualquer forma, foi um equívoco e a prática não vai se repetir”.
Não custa lembrar que, nesta quinta mesmo, Jair Bolsonaro está sendo julgado pelo TSE —e deve ser declarado inelegível— por, entre outras coisas, ter transmitido pela TV Brasil sua reunião com os embaixadores.
O Antagonista