Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
A popularidade da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT, foto) em Natal vai de mal a pior. Pesquisa do Instituto Paraná divulgada na terça-feira, 20, aponta que ela tem 36% de aprovação, ante 58,7% de rejeição na capital do estado.
Comparada a outros dez governadores, cuja aprovação também foi levantada pelo instituto, ela é única com desaprovação superior a 50% nos primeiros meses de 2023. A explicação provavelmente está na onda de ataques efetuados por facções criminosas no estado, em março.
“A governadora sempre apresentou dificuldades eleitorais em Natal. Sua base de apoio sempre foi mais pujante no interior do estado”, diz Daniel Menezes, professor do departamento de ciências sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
“Além disso, o dado mais recente que levou sua avaliação para baixo foram os ataques efetuados por facções criminosas contra ônibus e equipamentos públicos. Esses crimes ocorreram em diversas cidades potiguares, mas o foco foi Natal e sua região metropolitana. Como a segurança pública é de incumbência do governo estadual, obviamente Fátima terminou desgastada”, afirma.
Créditos: CrusoÉ.