Foto: Repórter Top.
A comerciante Eliane Novello, 43 anos, acusa servidores da UPA Coronel Antonino de omissão de socorro, após a morte do pai dela, de 71 anos, na madrugada deste domingo (25), em Campo Grande.
Conforme o relato da mulher, ela, a mãe e o pai buscaram a unidade, já que o idoso estava com dores intensas no abdômen e nas costas e começando a doer o braço.
”Fizemos a ficha dele e falei da gravidade, aí a moça da recepção me orientou a entrar lá dentro e chamar alguém da enfermagem para fazer a triagem”, explica a comerciante. Ela detalha que entrou pelos corredores e pediu ajuda. No entanto, teria sofrido descaso.
➡️ Filha vê pai morrer em UPA e denuncia omissão de socorro em Campo Grande
— Metrópoles (@Metropoles) June 25, 2023
Ela já havia alertado que situação era crítica, mas não teria recebido atendimento
Leia no @topmidianews: https://t.co/BhYOKTLGYR pic.twitter.com/HujXXSUfJI
”… a pessoa que me atendeu disse que ‘não era duas’ e que tinha pessoas com mais gravidade para serem atendidas”, denuncia a filha do paciente.
Ainda de acordo com a denúncia, Eliane conta que voltou onde o pai estava, já apresentando palidez, e pediu que ele se sentasse.
”Quando sentou já caiu desfalecido. Tentaram reanimar ele quando viram a gravidade da situação, mas não teve jeito”, lamentou a mulher ainda emocionada.
Uma testemunha gravou o exato momento que a filha, a mãe e demais pacientes socorrem o homem caído e o colocam na maca. A comerciante chora de aflição.
”Foi muito triste ver minha mãe pegar ele no chão e colocar ele na maca… a gente fala que ele tá infartando e eles se omitiram em atender”, refletiu a filha. Ela destacou que a unidade estava vazia naquele momento.
A denunciante diz ainda que a unidade não quis apresentar o laudo da morte e registrou o caso na Polícia Civil.
Entramos em contato com a assessoria da Sesau e aguardamos retorno*
A Sesau respondeu aos questionamentos e contestou a versão da denunciante. O órgão detalhou que o paciente deu entrada por meios próprios às 2h15 e sofreu parada cardiorrespiratória às 2h18. O socorro à vítima, com manobra conhecida como “RCP” iniciou-se às 2h20. O óbito foi constatado às 2h45.
Créditos: Top Midia News.