• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 10 de outubro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Febre maculosa tem alta taxa de letalidade, que chega a 75% em SP 

Por Terra Brasil
13/jun/2023
Em Governo, Internet
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Maria Ogrzewalska/Getty Images

Estado de São Paulo confirmou uma morte e dois outros óbitos suspeitos pela doença transmitida pelo carrapato-estrela
A febre maculosa é uma doença infecciosa, associada a quadros de febre aguda e com gravidade variável. Os pacientes podem apresentar formas leves ou quadros graves, que têm taxa de letalidade elevada. As principais complicações incluem inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória e renal.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou uma morte pela doença, da dentista Mariana Giordano. Outros dois óbitos suspeitos para a doença são analisados pelo instituto. O do piloto de automobilismo Douglas Costa, namorado de Mariana, e de uma mulher de 28 anos, de Hortolândia.

Leia Também

Limite de velocidade pode cair para 30 km/h nas ruas e 80 km/h nas rodovias no Brasil

Nova lei pode garantir carro zero com isenção de imposto para idosos

Projeto de lei prevê cobrança maior de multas para carros desse valor

As três mortes aconteceram no dia 8 de junho e todos estiveram presentes em um mesmo evento realizado em Campinas, no dia 27 de maio, na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, local provável de infecção.

A febre maculosa é causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas pelo carrapato-estrela, nome popular da espécie Amblyomma cajennense. No Brasil, duas espécies dessa bactéria estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa: a Rickettsia rickettsii, registrada no Norte do estado do Paraná e nos estados da região Sudeste; e a Rickettsia parkeri, que tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará).

Letalidade

De 2007 a 2021, foram notificados 36.497 casos de febre maculosa no Brasil, dos quais 7% foram confirmados e 32,8% destes evoluíram para o óbito. Os dados são de boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que aponta uma média de 2.433 casos suspeitos notificados por ano, sendo 2009 e 2019 os anos de menor e maior número de notificações, respectivamente.

A média de casos confirmados por ano foi de 170. O número de casos confirmados variou entre 94, em 2008, e 284, em 2019. Observou-se uma variação entre 20 e 94 óbitos por ano, com letalidade média de 32,8%, considerando a série histórica. O ano com maior letalidade foi 2015 (42%)

A Rickettsia rickettsii leva ao quadro de febre maculosa brasileira (FMB) considerada a doença grave. Já a Rickettsia parkeri é relacionada a quadros mais leves. Nesse contexto, a taxa de letalidade da doença é variável.

No estado de São Paulo, por exemplo, foram registrados 62 casos e 47 mortes pela infecção em 2022, uma taxa de letalidade de quase 75%. No ano anterior, foram notificados 86 casos, com um total de 49 óbitos, o equivalente a uma letalidade de 57,1%.

Diagnóstico tardio

Os principais sintomas da febre maculosa são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés e gangrena nos dedos e orelhas, de acordo com o Ministério da Saúde.

A doença também pode provocar paralisia dos membros, com início nas pernas, chegando até os pulmões, causando parada respiratória. Além disso, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

A variada apresentação clínica traz sinais e sintomas inespecíficos que se sobrepõem a muitas outras doenças, como a dengue ou leptospirose, gerando por muitas vezes atraso no diagnóstico, o que pode ser fatal.

O período de incubação da doença dura sete dias, em média, podendo variar de dois a 14 dias. Quando um carrapato infectado pica a pele de uma pessoa, ela permanece
assintomática por cerca de uma semana, em média. Somente após esse período, a doença manifesta os sintomas, muitas vezes de forma abrupta.

O diagnóstico da febre maculosa pode ser realizado a partir de diferentes testes laboratoriais. Em geral, é utilizado um teste chamado de Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), que detecta a presença de anticorpos contra a bactéria causadora, a partir de coleta de sangue.

O tratamento é feito com antibiótico específico e deve ser iniciado no momento da suspeita. Em determinados casos, pode ser necessária a internação hospitalar. A falta ou demora no tratamento podem agravar o caso, podendo levar ao óbito.

CNN Brasil

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Herói: Ex-ministro de Bolsonaro salva idosa que estava sufocando após se engasgar em restaurante; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Presidente da CPMI perplexo com a exclusão de G.Dias, Dino e Capelli da CPMI: “é ruim para a credibilidade”

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se