Foto: Reprodução.
Na noite deste sábado (24), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu entrevista à CNN Brasil. Na oportunidade, ele disse esperar que o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, façam um julgamento justo.
– A Justiça Eleitoral não pode servir para cassar mandato de ninguém, principalmente de presidente da República – opinou.
Quanto à chance real de ver sua trajetória política interrompida, Bolsonaro usou de uma metáfora para exprimir seu sentimento.
– Estão fazendo um aborto comigo, estão tirando a mim do útero. É quase uma unanimidade que vou perder a ação lá – admitiu o ex-presidente.
Em caso de se concretizar aquilo que a maioria imagina que ocorra no TSE – a inelegibilidade de Bolsonaro -, o líder conservador já adiantou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também solicitou ao relator Benedito Gonçalves a quebra do sigilo de trechos de sua defesa.
Bolsonaro está sendo julgado por uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, no Palácio da Alvorada, onde abordou a insegurança do processo eleitoral e a vulnerabilidade das urnas eletrônicas, questionamento recorrente entre diversos políticos desde que o processo eleitoral eletrônico foi implementado no Brasil. O autor da ação contra o ex-presidente é o PDT.
Créditos: Pleno News.