Foto: Reprodução
Como noticiado, o Governo brasileiro, liderado pelo Presidente Lula, ordenou, segundo a Folha, que o Alto Comando do Exército Brasileiro convidasse militares chineses para participar do 1º Seminário Internacional de Doutrina Militar Terrestre. Porém, enquanto o atual governo tenta uma aproximação maior com a China, o segundo maior portal chinês, sohu.com, destacou o Exército Brasileiro como um dos quatro piores do mundo em termos de desempenho militar.
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a ordem para convidar os militares chineses para o evento veio de cima, especificamente do Presidente Lula. O Ministro da Defesa, Múcio, recebeu a tarefa de garantir que o convite fosse feito, que então foi repassado para o Comandante do Exército, General Tomás, e, finalmente, para o General Estevam Theophilo, Chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército e membro do Alto Comando.
Esta decisão destaca a política de maior aproximação do atual governo com a China, desviando-se do alinhamento do Brasil com os Estados Unidos promovido pelo governo anterior do ex-presidente Bolsonaro. O convite é um exemplo concreto de como as orientações de política externa do Governo estão moldando as ações das Forças Armadas.
Paralelamente a isso, o portal chinês sohu.com publicou uma notícia desfavorável ao Exército Brasileiro. Com um valor de mercado estimado em cerca de 400 milhões de dólares e um alcance de mais de 700 milhões de visualizações de páginas por mês, a plataforma tem uma influência considerável na China. Em uma análise recente, o site colocou o nosso Exército como o quarto pior do mundo em termos de capacidade de combate.
“O quarto lugar é o Brasil, um país bem conhecido no mundo. Pode-se dizer que o Brasil joga muito bem no futebol. No entanto, em questões como guerra, o Brasil não é muito bom. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil lutou ao lado dos Estados Unidos em uma ocasião, mas o que deixou as pessoas atônitas foi que a disciplina do exército brasileiro era muito desleixada, e havia grandes problemas com a aparência dos uniformes dos militares. Não parecia que eles estavam ali para lutar, mas parecia que estavam apenas brincando de casinha”, afirmou o 2º maior Portal Chinês.
Confira aqui o artigo completo no site chinês intitulado: “Os quatro países mais inúteis em guerra do mundo, o primeiro lugar é muito merecido”.
Revista Sociedade Militar