Foto: Sport Life
É só começar aquele friozinho para alguém não querer largar o cobertor tão cedo, não é mesmo? Mas aí é que o foco precisa ser redobrado para que a saúde física não seja afetada. Iniciativa que ainda assim requer cuidados e nesse sentido uma especialista transmite os cuidados para correr no frio.
Os auxílios para correr no frio
“Após essa preparação local, é bom fazer um aquecimento geral como uma corrida leve para começar a adaptação da parte cardiopulmonar. Nada mais do que 10 minutos e só depois um alongamento breve para que a musculatura possa responder com maior flexibilidade antes da corrida em si”, afirma a personal trainer Vanessa Furstenberger.
A roupa também é outro item que requer atenção. Os trajes térmicos e corta vento são indicados pelas suas facilidades de se retirar conforme a temperatura corporal aumenta.
“Não importa a opção: o importante é iniciar a corrida mais agasalhado e ir tirando a roupa aos poucos, mesmo porque após o exercício o corpo esfria muito rápido e você já terá uma blusa para se proteger rapidamente”, orienta Vanessa.
A importância do esporte no frio
Furstenberger enfatiza que o corpo precisa manter o metabolismo mais acelerado para manter-se aquecido no inverno. Junto a isso, é estudado a liberação do hormônio irisina para ajuda no processo de emagrecimento e que seria liberado com a combinação de exercício e exposição ao frio.
“Se aliarmos todo esse gasto calórico extra e mais as calorias gastas em uma corrida, podemos dizer que ela emagrece mais no frio, principalmente se for feita ao ar livre”, completa a profissional.
As demais dicas para correr no frio, segundo Vanessa Furstenberger
– Escolha horários mais quentes durante o dia para correr como a hora do almoço;
– Inicie a atividade com roupas mais quentes e tire as peças conforme o corpo for aquecendo;
– Beba água, pois apesar da menor quantidade de suor aparente e a pouca sede, o corpo desidrata e devemos evitar qualquer contratempo devido à perda de água;
– Alimente-se corretamente e de maneira equilibrada, assim você evitará uma queda da imunidade;
– Trace objetivos para serem alcançados com a corrida provas, superação de tempo e aumento de quilometragem. Assim, você se sentirá estimulado a permanecer nos treinos e manterá a regularidade também durante o inverno.
Créditos: Terra.