• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Copom não dá indicativos de que irá baixar os juros no curto prazo

Por Terra Brasil
21/jun/2023
Em Economia, Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Andressa Anholete/Bloomberg

Banco Central decidiu manter os juros em 13,75%, pela quarta vez no ano

Como esperado, o Copom decidiu manter os juros em 13,75%, mas não deu indicação de queda da Selic nos próximos meses. Apenas retirou do comunicado trecho sobre “possibilidade de retomar ciclo de ajuste”. E pede, novamente,  “paciência e serenidade na condução da política monetária” . 

Segundo o texto, a  conjuntura atual, “caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”.  

Leia Também

Não informar o CPF na nota pode afetar seu bolso sem perceber

Cidade do interior paulista se destaca pela excelente qualidade de vida

Pagamento do abono de maio e junho será feito a partir do dia 15

“O Copom conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas e avalia que a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação. O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.  

Para o economista Luis Otávio Leal, os passos do Copom pareceram “tímidos” na direção do início do processo de redução dos juros. 

– O primeiro checkpoint para isso seria o cenário de referência, uma vez que, como considera o último Focus, já estaria considerando a projeção de uma redução dos juros em agosto. Aqui não há nenhuma indicação clara de que isso pode acontecer, uma vez que o modelo mostra uma inflação de 3,4% para 2024, o foco da política monetária nesse momento, ainda longe da meta de 3,0% para o período. A ‘boa notícia aqui é que ele tirou o cenário alternativo, onde mantinha os juros em 13,75% a.a. até o final de 2024, mostrando que já não considera isso um cenário plausível. 

Para o economista André Perfeito, o comunicado não aliviou em nada o tom das últimas reuniões. Mesmo assim, ele mantém a perspectiva de corte de juros na próxima reunião com uma afrouxamento inicial de 50 pontos base e levando a SELIC a 11,75% ao final do ano. 

– Me parece que o BCB está prisioneiro da sua retórica e arma para si uma situação difícil de desatar. Praticamente abandonou o protagonismo da decisão dos juros para deixar em stand by aos desígnios das projeções, projeções essas de mercado que tem errado de maneira significativa desde o início do ano.

o Globo

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Ex-trans processa hospital que removeu seus seios aos 13 anos

PRÓXIMO

Moraes se manifesta após Zanin ser aprovado como Ministro do STF

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se