• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Após receber chineses, Exército Brasileiro fará treinamento com forças do ditador Ortega da Nicarágua

Por Terra Brasil
29/jun/2023
Em Governo, Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Reprodução.

O Exército vai realizar em agosto deste ano um treinamento militar do qual devem participar representantes das forças da Nicarágua, país governado pelo ditador Daniel Ortega. A “Operação Paraná III”, como foi batizada, é organizada pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), órgão internacional que visa aumentar a cooperação entre as forças dos países do continente.

A CEA possui 23 países membros. Além de Brasil, Nicarágua e Venezuela, fazem parte do grupo os exércitos da Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia e Chile O órgão atualmente é presidido pelo general Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército brasileiro.

Leia Também

Governo quer acabar com as autoescolas? Proposta deixa setor em alerta

Governo lançou pacote pra empresas, mas quase nada saiu do papel

Romeu Zema confirma pré-candidatura à Presidência pelo Novo

Uma das iniciativas tomadas pela gestão brasileira na conferência foi justamente a “Operação Paraná III”. Na primeira parte do exercício, realizada no ano passado, em Cascavel, exércitos de 12 países marcaram presença: Chile, Colômbia, Espanha, Argentina, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Uruguai. São, aliás, chamados de “nações amigas” em matérias institucionais sobre a operação divulgadas na época.

O exercício consiste em uma simulação. Os organizadores criaram um país fictício que enfrenta instabilidade política, econômica, social, além de sofrer com catástrofes naturais, localizado na América do Sul. A ideia do treinamento é preparar os exércitos caso sejam eventualmente acionados para atuar em situações como essas.

A confirmação da segunda etapa da “Operação Paraná III” foi feita pelo Comando Militar do Sul, chefiado pelo general Pires do Nascimento. Ele e Paiva, o comandante do Exército, trataram do assunto em reunião com o governador Ratinho Jr (PSD) na sexta-feira passada.

Créditos: VEJA.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Dos 10 piores estados do Brasil para se viver, 8 são no Nordeste e governados pela esquerda; VEJA LISTA

PRÓXIMO

Jovem Pan se pronuncia após pedido do MPF para cancelar suas concessões de rádio; veja o texto na íntegra

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se