Foto: iStock.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia nesta segunda-feira (26) o pagamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. O benefício será creditado juntamente com o pagamento de junho.
Segunda parcela será depositada até 7 de julho
Os depósitos para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.320) começam nesta segunda e vão até 7 de julho. Os primeiros beneficiários a serem pagos serão aqueles que têm cartão de benefício com final 1 (dígito antes do traço).
Para quem ganha acima do piso nacional, os pagamentos serão feitos de 1° a 7 de julho. Têm direito os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
De acordo com o governo, 30 milhões de beneficiários receberão o repasse. No total, serão pagos R$ 62,6 bilhões aos beneficiários nessa antecipação do pagamento do 13º, em maio e junho. O abono anual de aposentados é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. Nos últimos dois anos, o pagamento do 13º de aposentados foi antecipado para abril e maio.
Nesta segunda parcela, será descontado o Imposto de Renda, por isso o valor pode ser menor. O valor do pagamento está disponível para consulta. O extrato do crédito do mês pode ser conferido na página do INSS (https://meu.inss.gov.br/) ou no aplicativo Meu INSS Meu INSS, disponível para Android e iOS.
O calendário de pagamentos é determinado pelo número final do NIS (Número de Identificação Social) de cada segurado. Confira abaixo:
Créditos: UOL.