Foto: Divulgação/Antônio Cruz/Agência Brasil.
A política brasileira começa a ser pensada em longo prazo pelo Partido Liberal, que vem fazendo planos para montar uma base que passa por um fortalecimento nas eleições municipais de 2024, com o pé e a vista nas eleições de 2026.
O ex-presidente Jair Bolsonaro é um trunfo que o partido tem para realizar o sonho ambicioso de seu atual presidente Waldemar da Costa Neto, que tem feito um jogo de xadrez complexo nos bastidores. Em seus planos, ele conta com os políticos da família Bolsonaro como puxadores de votos.
O presidente Bolsonaro, se estiver elegível, muito provavelmente será candidato ao Senado por São Paulo, essa seria uma opção viável. Além disso, a posição de senador é um cargo que lhe permitiria manter uma influência significativa na política nacional.
Seu filho, Eduardo Bolsonaro, também é um nome forte dentro do partido, e sua candidatura ao Governo de São Paulo seria uma tentativa de conquistar um dos maiores estados brasileiros. É importante lembrar que São Paulo é um estado com uma economia forte e diversificada, e que a vitória do partido no estado poderia ser um importante trunfo eleitoral.
O atual governador de São Paulo, Tarcísio, tem feito um trabalho muito bem avaliado no estado, principalmente em relação à infraestrutura e mobilidade urbana. Sua possível candidatura à presidência da República seria uma tentativa de explorar essa popularidade e consolidar o partido como uma opção viável em nível nacional.
Waldemar da Costa Neto é um nome conhecido na política brasileira e sua escolha para suplente de senador poderia ajudar a reforçar o partido em estados importantes do país, como Rio de Janeiro, Brasília ou São Paulo dependendo da hipótese que ele pudesse vir a ser titular da casa legislativa.
Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, que já é pré-candidato a prefeitura do Rio, poderia ser uma opção para o governo do Rio de Janeiro catapultado por uma boa gestão, um estado que tem passado por muitos problemas políticos e econômicos nos últimos anos. Já seu irmão Carlos, poderia tentar uma vaga como deputado federal ou senador pelo estado.
Quem está acintosamente nos planos políticos do PL é a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ela poderia tentar disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal ou até mesmo ser escolhida como candidata a vice-presidente na chapa liderada por uma provável candidatura de Tarcísio.
Outros políticos que estão no radar de Waldemar e do PL são Rogério Marinho, Danares Alves, Magno malta e André Fernandes, entre outros, para disputar prefeituras e governos dos seus respectivos estados. Um sonho ambicioso, porém, extremamente factível, que poderia levar de volta ao poder um grupo que saiu extremamente fortalecido das eleições em 2022, mas que tem ao desfavor um grupo no poder que hoje também faz contas e que vai lutar com “unhas e dentes” para barrar esse projeto, principalmente usando como principal aliado, o poder judiciário.
Junior Melo (advogado e Jornalista)