Foto: Arquivo pessoal/Maria Lúcia Carvalho.
A família do jovem André Vitor Lira Costa, de 22 anos, luta para conseguir trazer o corpo do garçom de volta ao Brasil para ser enterrado em Porangatu, no norte goiano. O skatista, que morava em Ibiza, na Espanha, morreu em um acidente de moto há uma semana, segundo a tia do jovem, Maria Lúcia Carvalho.
André se mudou de Porangatu para o país europeu há 14 anos, conforme Maria. Ele morava em Girona (município espanhol), mas estava em Ibiza a trabalho há cerca de semana antes de se acidentar na madrugada de sábado (20). O skatista pretendia juntar dinheiro para realizar um sonho: voltar ao Brasil e conhecer a Bahia e o Rio de Janeiro.
“Ele estava depressivo porque queria muito vir embora e já tinha uns 15 dias que havia saído a documentação dele de dupla cidadania. Ele havia acabado de sair do trabalho e estava indo para o alojamento quando aconteceu o acidente. Ainda não sabemos o que pode ter acontecido, mas a suspeita é que ele perdeu o controle da moto por algum motivo”, explicou.
Maria diz que a morte de André gerou comoção na cidade espanhola, visto que o jovem era querido na região. Buscando recursos para realizar o translado do corpo, a família criou uma vaquinha online para conseguir custear as despesas do transporte, que deve ficar em € 15 mil. Se convertido ao real, o valor ultrapassa R$ 80 mil.
“Ele tinha seguro. Assim que o meu irmão chegou lá a primeira coisa que ele fez foi o seguro, mas eles não queriam cobrir as despesas porque os pais dele eram separados. No início de julho já era para ele estar aqui, mas agora vai vir desta forma”, concluiu.
O g1 procurou a embaixada brasileira na Espanha e o Ministério das Relações Exteriores (Itamarati) para saber se estão prestando apoio à família do garçom, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Créditos: G1.