Foto: Reprodução/CPAC.
O primeiro-ministro do Canadá , Justin Trudeau , causou polêmica ao tirar uma foto com as “pernas abertas” em uma visita oficial à Coreia do Sul na última quarta-feira (17). A imprensa canadense criticou o líder do governo, enquanto os sul-coreanos aprovaram a atitude de Trudeau.
O primeiro-ministro do Canadá tem 1,88m, enquanto o presidente da Assembleia Nacional coreana, Kim Jin-pyo tem cerca de 1,70m. Antes de participar da reunião do G7 no Japão, Justin foi a Seul para comemorar o 60º aniversário das relações diplomáticas entre as duas nações, além de assinar novos acordos.
Antes de discursar na Assembleia Nacional, Trudeau conversou com políticos locais e foi flagrado cumprimentando Jin-pyo. Ao apertarem as mãos, Kim ficou na ponta dos pés para ironizar a diferença de altura entre os dois.
O canadense gostou do bom humor e abaixou um pouco. O presidente da Assemblei desceu da ponta dos pés e Trudeau abriu um pouco as pernas. A dupla começou a rir e foram fotografados.
A reação da mídia
Os jornalistas sul-coreanos parabenizaram o comportamento do primeiro-ministro do Canadá. Especialistas do canal Chosun afirmaram que a cena foi “comovente” e que mostrava a empatia de Trudeau. Já a emissora YTN reltou que o canadense possui uma “mentalidade carinhosa”.
Só que a visão da imprensa do Canadá foi completamente diferente. O jornal conservador True North detonou o primeiro-ministro do país, acusando-o de protagonizar mais uma cena “embaraçosa” no exterior.
Créditos: iG.