Foto: Reprodução
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde pública de importância internacional da Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos. A declaração sobre a doença foi na quinta-feira 11.
No dia 5 de maio, a OMS já havia declarado o fim da emergência sanitária global da covid-19.
É uma atribuição do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, decidir se uma doença é considerada uma emergência de saúde pública de importância internacional. Para tomar a decisão, ele é aconselhado por um comitê que analisa o cenário global da doença.
“O comitê de assessoramento da doença me informou que a Mpox não representa mais uma emergência sanitária de interesse internacional, e eu tenho prazer em declarar, assim, o fim da emergência de saúde global de Mpox”, disse Tedros. “No entanto, como com a covid-19, isso não significa que o trabalho acabou. Respostas sustentadas e ações pró-ativas devem continuar”, completou.
Foram registradas mais de 87,3 mil infecções e 140 mortes no mundo por Mpox desde o final de abril de 2022 até a terça-feira 9, conforme dados da OMS.
O Brasil foi um dos países mais afetados, com 10,9 mil infecções registradas e 16 mortes. No topo do ranking de países mais afetados, os Estados Unidos tiveram 30,1 mil infecções e 42 mortes. Logo atrás vieram o México, que registrou 26 mortes, e Peru, que registrou 20 mortes. O Brasil ficou atrás do Peru no ranking.
Revista Oeste