foto: Reprodução
Funcionário foi demitido, e uma sindicância foi aberta para investigar o ocorrido
Um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi flagrado agredindo com socos um paciente que estava sofrendo um surto psicótico em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O caso ocorreu na última sexta-feira, 19, porém as imagens só foram divulgadas no domingo, 21.
De acordo com o boletim de ocorrência, a família do paciente, cujo nome não foi divulgado, solicitou o auxílio do Samu para conduzi-lo a uma clínica psiquiátrica após uma crise psicótica.
No vídeo, é possível ver que o paciente demonstra resistência à abordagem dos profissionais de enfermagem. Em seguida, um dos integrantes da equipe fica irritado e começa a agir de forma agressiva em relação ao homem. Uma mulher, que está filmando a situação, grita e entra em desespero com o ocorrido.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o funcionário foi demitido: “A Fundação Saúde informa que o motorista terceirizado que prestava serviços ao SAMU-RJ foi imediatamente demitido.”
Além da demissão, a secretaria também abriu uma sindicância para apurar a conduta médica e administrativa durante o episódio. “A Fundação Saúde lamenta o episódio e se solidariza com o paciente e sua família. Ressalta ainda que zela pelo serviço de pronto-atendimento prestado à população”, informou o comunicado.