• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 3 de agosto de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Justiça proíbe Tarcísio de mudar nome de metrô ‘Paulo Freire’ 

Por Terra Brasil
26/maio/2023
Em Governo, Justiça
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Decisão atende a pedido de deputada estadual do Psol

Na quarta-feira 24, a 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a mudança de nome da futura estação da linha 2-verde, “Paulo Freire”, para o nome do bandeirante “Fernão Dias”. O metrô de São Paulo, administrado pelo governo estadual, mudou o nome da estação depois que Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) assumiu como governador.

Leia Também

Homem que desferiu 60 socos na namorada diz sofrer agressão na prisão

Governo dos EUA aciona Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes; entenda

Carla Zambelli é presa na Itália e caso repercute no Brasil; entenda

A desembargadora Maria Fernanda de Toledo Rodovalho acatou o pedido da deputada estadual Ediane Maria (Psol), que questionou a alteração. 

A princípio, o pedido de Ediane foi indeferido pela Justiça. Mas ela seguiu contra a mudança do nome, alegando que é ilegal homenagear uma figura histórica que seria ligada à exploração escravocrata negra e indígena. Ela também alegou falta de transparência na medida.

57% preferiam Fernão Dias, e 29% querem Paulo Freire

paulo freire
Defensora de Paulo Freire vence disputa judicial por nome de estação de metrô | Foto: Leandro Melito / Portal EBC

“Não se trata aqui de sopesar a importância dos bandeirantes à luz do revisionismo histórico”, sustentou a desembargadora Maria Fernanda. “Mas de enfatizar que, além da localização da estação ser na Avenida Educador Paulo Freire, o nome homenageado, Paulo Freire, serve de reforço à ideia do papel integrador da educação, o papel primordial e revolucionário na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Quando a mudança do nome da estação foi anunciada, o metrô de São Paulo afirmou que fez uma pesquisa com moradores e que 57% deles preferiram “Fernão Dias”. Apenas 29% escolheram “Paulo Freire”.

https://www.instagram.com/p/CsuAbdGvAgK/?igshid=MmJiY2I4NDBkZg==

A desembargadora duvidou da pesquisa. Nas redes sociais, a deputada estadual Ediane Maria celebrou a vitória: “Fernão Dias não!”, disse a parlamentar.

Revista Oeste

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Mês de maio bate recorde de alertas de desmatamento no Cerrado

PRÓXIMO

Deputada do PT quer impor regras no Tinder

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se