Foto: Divulgação.
O grupo paramilitar russo Wagner afirmou no sábado (20.mai.2023) ter tomado por completo a cidade ucraniana de Bakhmut, no leste do país. A Ucrânia nega que a região esteja sob controle da Rússia.
A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse que a situação da cidade é “crítica” e que as tropas ucranianas estão mantendo a defesa em instalações industriais e de infraestrutura na área de Litak.
Por outro lado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu parabéns neste domingo (21.mai.2023) às equipes do grupo Wagner pela vitória na região. O comunicado informava também que “todos que se destacaram na batalha” receberão condecorações de Estado.
“Vladimir Putin dá os parabéns às equipes de assalto de Wagner, bem como todas as tropas russas, que prestaram a assistência necessária e protegeram os flancos, com a conclusão da operação de libertação de Artyomovsk”, diz o comunicado, que utiliza uma nomenclatura diferente para se referir a Bakhmut.
Ucranianos e russos disputam o controle da região desde agosto de 2022. Em viagem a Hiroshima, no Japão, sede da cúpula do G7, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que Bakhmut está completamente destruída, mas que a cidade não está ocupada pelos russos.
Créditos: Poder360.