Foto: Reprodução.
Mensagem de texto pedindo dinheiro emprestado, falso sequestro de familiar e clonagem de WhatsApp fingindo ser um amigo conhecido, os golpes virtuais são inúmeros. Mas, a criatividade e audácia dos bandidos não são limitadas. Agora, eles utilizam a inteligência artificial para copiar sua voz e enganar seus conhecidos pedindo dinheiro.
O golpe foi relatado pelo influenciador digital Dario Centurione, do Almanaque SOS. Ele contou em suas redes sociais que sua voz foi clonada por golpistas, que entraram em contato com o pai dele para pedir um pix no valor de R$ 600,00. O valor foi depositado pelo pai do influenciador, pois, com a voz parecida com a do filho, ficava difícil acreditar que se tratava de mais um golpe.
Com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok, Dario Centurione afirma que os golpistas podem ter usado os vídeos publicados por ele na internet para criar uma espécie de banco de dados da sua voz. A partir disso, os golpistas devem ter usado aplicativos e ferramentas de inteligência artificial para copiar a entonação e se passar por ele com áudios falsos.
Como isso é possível?
Em um vídeo publicado nesta semana, o influenciador conta que conversou com especialistas para entender como é possível ter sua voz clonada.
O doutor em comunicação Henrique Pereira afirma que vozes que estão muito presentes na internet estão mais suscetíveis a este golpe. Basicamente, o golpista faz o download do áudio de um vídeo e utiliza ferramentas para manipular áudios e simular determinadas vozes.
Estes recursos são geralmente associados ao deepfake, que recria vozes e imagens de pessoas na web.
Com a captação das vozes, é possível escrever frases, que serão gravadas com a voz clonada.
Como se proteger?
O influenciador dá uma dica básica, mas que pode evitar muitos golpes: crie uma senha de segurança com seus familiares e amigos. Funciona assim, avise seus pais, por exemplo, que caso você entre em contato pedindo um empréstimo, eles devem perguntar a palavra de segurança, para confirmar que é você mesmo.
Além disso, entrar em contato com a pessoa via ligação ou chamada de vídeo também podem ser alternativas para verificar o pedido de dinheiro.
Além disso, desconfie sempre de pedidos urgentes, prática comumente usada pelos golpistas para alarmar a vítima e conseguir a transferência bancária com mais agilidade.
Créditos: Terra.