Foto: Reprodução.
O jornal Folha de S. Paulo admitiu, neste sábado, 27, que publicou fake news ao associar uma propriedade no interior de Santa Catarina ao nazismo.
O imóvel possui a inscrição “heil” nos telhados de duas casas do município de Urubici. O jornal havia afirmado que “muito provavelmente” era uma alusão à ideologia consagrada pelo alemão Adolf Hitler.
No entanto, conforme reportagem da Folha, neste caso, a palavra “heil”, que significa “salvação” em alemão, é uma referência ao sobrenome da família dona da propriedade.
Heil é um sobrenome conhecido no Estado, principalmente na cidade de Brusque, onde vive a família Heil, que tem propriedades em Urubici, cidade a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis.
“É incorreto, portanto, fazer referência a essas estruturas como ‘telhas arianas’”, admitiu o jornal. A informação foi publicada pela colunista Giovana Madalosso em 21 de maio. “A falta de uma rigorosa checagem de dados, conforme recomenda o Manual da Redação, levou ao erro cometido pelo jornal.”
Governador ficou indignado com a Folha
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ficou indignado com a afirmação feita pela Folha de S. Paulo na semana passada.
Em uma carta endereçada ao povo catarinense na quarta-feira 24, o governador comentou o caso. “Fiquei indignado de uma jornalista escrever sem apurar. Ela não sabia que escrever nome da família no telhado já era uma tradição de mais de 30 anos dos Heil, justamente para facilitar aos turistas a localização da pousada, quando não havia internet. Que esse sobrenome foi carregado por ilustres catarinenses”.
Hoje a @folha publicou um reconhecimento público pela injustiça cometida com o povo catarinense. Que episódios como esse não se repitam. Notícias boas por aqui não faltam. VamoQVamo! pic.twitter.com/bkjbLp0rAP
— Jorginho Mello (@jorginhomello) May 27, 2023
Créditos: Revista Oeste.