Rafaela Felicciano/Metrópoles
Novo diretor do Departamento de Segurança Presidencial de Lula chegou ao GSI nomeado por general de confiança de Jair Bolsonaro
Novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional de Lula, o general Marcos Antonio Amaro escolheu como diretor do Departamento de Segurança Presidencial da pasta um coronel que fez parte do GSI no governo Bolsonaro.
O coronel Laurence Alexandre Xavier Moreira foi nomeado para o cargo nesta sexta-feira(19/5). A portaria com a nomeação é assinada pelo chefe de gabinete do general Amaro no GSI, Marco Aurélio de Andrade Lima.
Moreira começou a atuar no GSI no último ano do governo Bolsonaro. A nomeação foi publicada em março de 2022 e era assinada pelo general Paulo Sérgio Nogueira, então comandante do Exército.
O coronel sempre atuou lotado em Brasília. Ele foi um dos militares que continuou no GSI não só depois da posse de Lula, como após a troca do general G. Dias por Amaro no comando da pasta.
Gabinete de Eduardo Villas Boas
Antes do GSI, Moreira trabalhou com outro general próximo a Bolsonaro. Moreira foi oficial no gabinete de Eduardo Villas Bôas entre 2017 e 2018, período em que o general era comandante do Exército.
Após deixar o gabinete de Villas Bôas, o coronel foi designado ainda em 2018 para ser adido do Exércio junto à embaixada do Brasil na Indonésia, posto que ocupou até julho de 2020.
PF x GSI
A nomeação de Moreira incomodou a cúpula da Polícia Federal, que trava uma guerra fria com o GSI, nos bastidores, pelo comando da segurança de Lula.
Desde 1º de janeiro, a função cabe à PF, que criou uma secretaria especial extraordinária. A pasta, no entanto, tem prazo para ser extinta: 30 de junho de 2023.
Segundo ministros do Planalto, Lula já teria decidido passar o comando de sua segurança de volta ao GSI. A cúpula da PF, no entanto, diz desconhecer essa decisão e ameaça retirar seus homens, caso perca o controle.
Metrópoles