• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 24 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Coronel que atuou no GSI de Bolsonaro será “diretor” da segurança de Lula

Por Terra Brasil
19/maio/2023
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Novo diretor do Departamento de Segurança Presidencial de Lula chegou ao GSI nomeado por general de confiança de Jair Bolsonaro

Novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional de Lula, o general Marcos Antonio Amaro escolheu como diretor do Departamento de Segurança Presidencial da pasta um coronel que fez parte do GSI no governo Bolsonaro.

O coronel Laurence Alexandre Xavier Moreira foi nomeado para o cargo nesta sexta-feira(19/5). A portaria com a nomeação é assinada pelo chefe de gabinete do general Amaro no GSI, Marco Aurélio de Andrade Lima.

Leia Também

Nova lei de trânsito anima motoristas que trabalham no Uber

Governo dá para trás no aumento do IOF e salva investimentos no exterior

Lei traz vantagens importantes para brasileiros idosos

Moreira começou a atuar no GSI no último ano do governo Bolsonaro. A nomeação foi publicada em março de 2022 e era assinada pelo general Paulo Sérgio Nogueira, então comandante do Exército.

O coronel sempre atuou lotado em Brasília. Ele foi um dos militares que continuou no GSI não só depois da posse de Lula, como após a troca do general G. Dias por Amaro no comando da pasta.

Gabinete de Eduardo Villas Boas

Antes do GSI, Moreira trabalhou com outro general próximo a Bolsonaro. Moreira foi oficial no gabinete de Eduardo Villas Bôas entre 2017 e 2018, período em que o general era comandante do Exército.

Após deixar o gabinete de Villas Bôas, o coronel foi designado ainda em 2018 para ser adido do Exércio junto à embaixada do Brasil na Indonésia, posto que ocupou até julho de 2020.

PF x GSI

A nomeação de Moreira incomodou a cúpula da Polícia Federal, que trava uma guerra fria com o GSI, nos bastidores, pelo comando da segurança de Lula.

Desde 1º de janeiro, a função cabe à PF, que criou uma secretaria especial extraordinária. A pasta, no entanto, tem prazo para ser extinta: 30 de junho de 2023.

Segundo ministros do Planalto, Lula já teria decidido passar o comando de sua segurança de volta ao GSI. A cúpula da PF, no entanto, diz desconhecer essa decisão e ameaça retirar seus homens, caso perca o controle.

Metrópoles

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Haddad diz que inflação anual ‘não faz sentido’ 

PRÓXIMO

Patrícia Poeta constrange repórter com comentário sobre sua aparência; VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se