Foto: Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles.
A Marcha da Maconha de Brasília aconteceu na tarde deste domingo (21/5). O evento reuniu apoiadores da causa na Esplanada dos Ministérios, na frente do prédio do Ministério do Meio Ambiente. Eles seguiram andando no sentindo da Rodoviária do Plano Piloto até a feira da Torre de TV.
Neste ano, o coletivo de organização da marcha usou o lema “pelo fim do extermínio do povo preto e dos povos originários” para lembrar que o “fim a guerra as drogas é uma demanda de saúde pública urgente para o nosso país”.
Os organizadores da Marcha da Maconha previam um público de 3 mil pessoas. O evento recebeu aval do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Como há pedido para instalação de banheiros químicos e tendas na Esplanada, região tombada em Brasília, é necessário ter aprovação do órgão federal.
A Marcha da Maconha é promovida anualmente. Em 2022, a manifestação ocorreu em 8 de junho. Na ocasião, manifestantes exigiam a “democratização do acesso legal e seguro à Cannabis” e o “acesso à planta pelo SUS”.
Créditos: Metrópoles.