A Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte – ACIRN, entidade representante dos ciclistas do RN, tem atuado desde sua criação na busca de melhorias de condições para o uso seguro da bicicleta em suas várias finalidades, sempre agindo em todas as esferas de governo de modo plural e apartidário.
Neste momento, a Prefeitura do Natal desenvolve licitação para construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca / Salgado Filho com Alexandrino de Alencar.
A ACIRN vem a público manifestar sua total oposição a este tipo obra, pois ela é prejudicial ao uso seguro e facilitado da bicicleta nas vias urbanas e criam ambiente hostil para as pessoas. As trincheiras construídas no entorno do Arena das Dunas nos deram a clara evidência disso.
Além do mais, é de conhecimento mundial que este tipo de obra, além de danos ao ambiente urbano, não resolve o problema do trânsito, cuja causa maior é justamente o excesso de infraestrutura pró-carros, em vez de outros modos de mobilidade, como transporte público e bicicletas.
Este tipo de obra é uma mentalidade de mobilidade urbana atrasada e ultrapassada no mundo, e a prática atual não é construir isso, mas sim demolir essas infraestruturas e melhorar o ambiente na superfície para uso de pedestres, ciclistas e transporte público. No momento em que capitais vizinhas como João Pessoa e Fortaleza avançam com ciclovias, ciclofaixas, ciclo rotas, esta obra proposta em Natal vai na contramão do real progresso urbano e da mobilidade moderna.
Importa dizer que esta obra não foi discutida nem aprovada no Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana – CMTMU, no qual a ACIRN tem assento, tendo sido realizada apenas uma apresentação conceitual inicial, sem a devida discussão ou aprovação pelos membros. Neste sentido, a ACIRN demandará à STTU que realize Reunião Extraordinária do CMTMU para discutir essa obra e as demais que pretende fazer na Av. Salgado Filho e na cidade.
Além do corte nas árvores na Alexandrino de Alencar, é grave saber que esta obra pretende suprimir, cortar as árvores quase centenárias localizadas no canteiro da avenida Salgado Filho entre Alexandrino de Alencar e Nevaldo Rocha. Este ato é absolutamente contra a natureza e contra o bem- estar dos ciclistas e pessoas que vivem na cidade e que usam a via.
A ACIRN convida a sociedade Natalense a manifestar-se democraticamente contra a realização dessa obra, assim como todas as trincheiras que a Administração da Prefeitura do Natal quer construir ao longo da avenida.
A ACIRN espera que a sociedade Natalense compreenda e se oponha majoritariamente a essas obras de trincheiras e demandamos que a Prefeitura cancele a construção dessa trincheira na avenida Alexandrino de Alencar e se abstenha de fazer qualquer outra na avenida Salgado Filho.
A ACIRN aponta a alternativa de melhoria da Salgado Filho, com um binário que torne mão única Salgado Filho e Romualdo / Prudente de Morais, incluindo ciclovias, arborização e aumento de largura de calçadas. A ACIRN está à disposição da sociedade natalense para colaborar em projetos para tornar Natal uma cidade moderna, agradável e voltada para as pessoas.