A Coreia do Norte lançou, esta quinta-feira cerca das 8:00 (23:00 em Lisboa), um míssil balístico no mar ao largo da costa leste da Península da Coreia, revelaram os chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, citado pela Reuters. Também a guarda costeira do Japão também disse que a Coreia do Norte tinha disparado o que poderia ser um míssil balístico.
Segundo a agência, o míssil terá aterrado fora da zona económica exclusiva do Japão.
No entanto, através do sistema de alerta J-Alert, o governo japonês alertou que os destroços podem cair perto da ilha de Hokkaido e pediu aos residentes que procurem refúgio dentro de casa.
Mais tarde, o governo japonês veio dizer que os mísseis já não eram susceptíveis de aterrar em Hokkaido ou à volta da região, tendo a guarda costeira do Japão afirmado que o projetil já caiu.
O lançamento acontece dois dias depois da KCNA ter noticiado que o líder Kim Jong Un apelou ao reforço da prevenção de guerra do país de uma forma “mais prática e ofensiva” para contrariar aquilo a que chamou movimentos de agressão por parte dos Estados Unidos.
A Coreia do Norte criticou os recentes de exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul como e apelidou os mesmos de escalada da tensão.
CNN Internacional