Foto: Gabriela Biló/Folhapress
A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, atendeu a um pedido do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou data do julgamenoto dos denunciados pela invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. A análise das primeiras 100 denúncias será de 18 a 24 de abril. A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, atendeu a um pedido do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
Os casos serão analisados no plenário virtual, no qual os ministros inserem seus votos em sistema eletrônico. Os denunciados pela Procuradoria Geral da República no inquérito que investiga os autores dos crimes poderão responder por: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
Ao todo, a PGR já denunciou 1.390 pessoas no âmbito do inquérito que apura a ação violenta de manifestantes com o intuito de derrubar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma intervenção militar.
O TEMPO