foto: Reprodução
Senador fez post em que o presidente aparece no chão com mãos e pés amarrados para cobrar instalação de CPI sobre o 8 de janeiro no Congresso; atitude foi vista como ameaça
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) publicou em suas redes uma montagem que coloca o presidente Lula imobilizado no chão, com pés e mãos amarrados e a legenda “O título está livre”. O parlamentar usou como base uma foto original do período em que integrava a Swat — grupo especializado da polícia norte-americana — e trocou o rosto do colega pelo de Lula. A imagem foi alvo de críticas de internautas.
O parlamentar aparece de pé, com os braços cruzados e de óculos escuros, junto à palavra “CPMI”. Apesar de não falar diretamente sobre o tema na postagem, a montagem faz referência à tentativa de Do Val e dos bolsonaristas no Congresso de emplacar uma comissão sobre os atos terroristas do dia 8 de janeiro.
“É inadmissivel o post que o senador Marcos do Val fez. Esse ato não pode ficar impune”, opinou um usuário. Uma possível quebra de decoro parlamentar também já é mencionada: “Se isso não merece um processo de cassação, ou no mínimo um afastamento disciplinar, eu não sei o que merece”, escreveu outro.
Do Val teve destaque há poucos meses ao acusar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de planejar um golpe. De acordo com o parlamentar, Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira teriam pedido para que ele gravasse um encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no intuito de descobrir algo que incriminasse o magistrado e provocasse uma crise política no país.
Posteriormente, no final de março, ele afirmou que o comportamento foi premeditado.
Jornal Extra