Foto: Reprodução.
Segundo o CEO do Twitter, Elon Musk, o endereço de email que a empresa utiliza para atender profissionais da imprensa agora envia respostas automáticas utilizando um emoji de cocô. A informação foi compartilhada por Musk em sua conta na rede social no dia 19 do mês passado.
Diversos jornalistas testaram e comprovaram a afirmação. Musk não deu mais detalhes sobre a iniciativa, mas suas declarações antigas sobre a mídia iluminam as motivações para tal decisão.
O bilionário sul africano é conhecido por suas realizações empresariais e tecnológicas e também devido a polêmicas. Há anos Musk critica a atuação da mídia contemporânea. Em 2018, o site Reuters noticiou os seguintes tweets de Musk:
“A hipocrisia é que as grandes empresas de mídia reivindicam a verdade, mas publicam apenas o suficiente para adoçar a mentira, é por isso que o público não as respeita mais.
Vou criar um site em que o público possa avaliar a verdade básica de qualquer artigo e acompanhar a pontuação de credibilidade ao longo do tempo de cada jornalista, editor e publicação. Penso em chamá-lo de Pravda”.
Musk seguiu com uma série de tuítes argumentando que os jornalistas “hipócritas” eram movidos por pressão constante para gerar cliques e ganhar publicidade.
“O objetivo deste site seria ajudar a restaurar a credibilidade da mídia. Eles não percebem quão pouca credibilidade eles têm com o público”, acrescentou.
Em poucas horas, mais de 677 mil pessoas haviam votado em uma enquete na qual Musk perguntou se o público aprovaria o projeto, obtendo 88 por cento dos votos favoráveis à ideia.
Em dezembro de 2022, Musk instalou o projeto de verificação no próprio Twitter. Atualmente, qualquer usuário com conta na plataforma Notas da Comunidade, lançada globalmente pelo Twitter, pode apontar correções em publicações na rede social de Elon Musk. O serviço tem perfil próprio e já tem mais de 270 mil seguidores.
Créditos: Brasil Paralelo.