A foto de um tal de “Amazon Snake Cat” (algo como “gato-cobra da Amazônia) viralizou nas redes sociais na última semana e gerou até reportagens de grandes veículos brasileiros, mas já com a necessidade de desmentir a imagem. Afinal, o gato aí de cima, não existe. Pelo menos, não nessas cores.
Segundo o R7, as publicações começaram a circular no início de março, e imediatamente muitos apontaram que a foto só poderia ser falsa, enquanto outros pediram calma para uma investigação mais detalhada.
Postagens com o gato (também chamado de Serpens catus, um suposto nome científico em latim) apareceram no Twitter, Reddit, TikTok e Facebook.
No fim de março, o tabloide Daily Mail descobriu a fonte de toda a farsa: um piadista russo chamado Alex Vasilev. Em uma mostra da insanidade que é a internet, Alex afirmou ao jornal que nem sabe quem é o criador da imagem, mas suspeita que seja uma inteligência artificial.
“Aparentemente, um gato comum e a imagem de uma cobra de mangue foram usados para criar o gato amazônico”, disse Alex, em entrevista ao Daily Mail, publicada no dia 22.
Após a farsa ser desmentida, Alex revelou um dos mecanismos do truque. “Se você adicionar um texto mais ou menos plausível à foto, será um sucesso”, escreveu ele no Facebook.
96