Foto: NHK/Reprodução
Comandante do exército e mais 10 pessoas estavam no helicóptero japonês
Nesta quinta-feira 6, um helicóptero militar do Japão caiu nas proximidades da cadeia de ilhas de Okinawa, na região sudoeste do país asiático. Um comandante do Exército japonês e mais 10 pessoas estavam na aeronave. Durante a noite no horário local, um grupo de socorristas iniciou as buscas pelos possíveis sobreviventes da tragédia.
O helicóptero japonês popularmente conhecido como Falcão Negro desapareceu por volta das 16h do horário local. A aeronave operava o transporte de tropas. Pouco depois de deixar uma base da Força de Autodefesa Terrestre — nome oficial do exército do Japão — em Miyakojima, desapareceu do radar.
De acordo com o general Yasunori Morishita, o grupo de militares no Falcão Negro tinha a missão de patrulhar as águas nas proximidades de Miyakojima, durante o reconhecimento aéreo. A área na qual o helicóptero desapareceu fica bastante próxima à ilha de Taiwan. Recentemente, em meio à crescente tensão sobre a reunião entre representantes dos EUA e de Taiwan, pelo menos três navios de guerra da China passaram pela região.
No entanto, não há indícios de que Pequim esteja envolvida na queda da aeronave japonesa. Fumio Kishida, primeiro-ministro do país, disse que a prioridade do governo é resgatar aqueles que estavam a bordo do helicóptero japonês desaparecido.