foto: AP
O ex-presidente Donald Trump se declarou inocente de 34 acusações apresentadas por um grande júri de Manhattan na tarde desta terça-feira (4) no tribunal da cidade de Nova York, depois de se entregar ao Ministério Público de Manhattan no início da tarde.
O ex-presidente dos Estados Unidos e o principal candidato presidencial republicano para 2024 foi indiciado por um grande júri de Manhattan na quinta-feira, após uma investigação de anos pelo Ministério Público de Manhattan.
Trump se declarou inocente durante sua acusação perante o juiz Juan Merchan, o juiz que preside o caso, no tribunal do 15º andar da 100 Center Street, na cidade de Nova York.
Trump não foi algemado, como alguns durante uma acusação, depois de fazer acordos com o Ministério Público de Manhattan. Detetives dentro do escritório lidaram com a prisão do ex-presidente.
Agências de aplicação da lei, incluindo o Serviço Secreto dos EUA, o Departamento de Polícia de Nova York, o FBI, oficiais do tribunal do estado de Nova York e o escritório do promotor público se reuniram na tarde de sexta-feira para finalizar os detalhes sobre a logística e a segurança da prisão de Trump.
A acusação e indiciamento sem precedentes do ex-presidente ocorre depois que o promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, está investigando Trump por pagamentos secretos feitos antes das eleições presidenciais de 2016.
Isso inclui o pagamento de $ 130.000 feito à atriz de filmes adultos Stormy Daniels e o pagamento de $ 150.000 feito à ex-modelo da Playboy Karen McDougal . Ambas as mulheres foram pagas por seu silêncio sobre supostos casos com Trump – casos que Trump negou repetidamente.
Esses pagamentos foram investigados pela Procuradoria dos Estados Unidos no Distrito Sul de Nova York e pela Comissão Eleitoral Federal.
Os promotores federais do Distrito Sul de Nova York optaram por não cobrar de Trump relacionado ao pagamento de Daniels em 2019. A Comissão Eleitoral Federal também lançou sua investigação sobre o assunto em 2021.
Trump criticou a investigação do promotor e a acusação como “perseguição política e interferência eleitoral no nível mais alto da história”.
“Desde o momento em que desci a escada rolante dourada na Trump Tower, e mesmo antes de ser empossado como seu presidente dos Estados Unidos, os democratas de esquerda radical – o inimigo dos homens e mulheres que trabalham duro neste país – têm sido envolvidos em uma caça às bruxas para destruir o movimento Make America Great Again”, disse Trump na semana passada.
“Você se lembra tanto quanto eu: Rússia, Rússia, Rússia; a farsa de Mueller; Ucrânia, Ucrânia, Ucrânia; farsa do impeachment 1; farsa do impeachment 2; o ataque ilegal e inconstitucional a Mar-a-Lago; e agora isso”, disse Trump. disse, referindo-se às investigações que obscureceram sua presidência.
“Os democratas mentiram, trapacearam e roubaram em sua obsessão de tentar ‘pegar Trump’, mas agora eles fizeram o impensável – indiciar uma pessoa completamente inocente em um ato de flagrante interferência eleitoral”, disse Trump. “Nunca antes na história de nossa nação isso foi feito.”
Gazeta Brasil