Nesta terça-feira (25), deputados do partido português de direita Chega protestaram no Plenário do Parlamento de Portugal contra a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no local. Quando Lula começou a falar, os congressistas se levantaram e expuseram cartazes com a bandeira da Ucrânia e com frases como “lugar de ladrão é na prisão” e “chega de corrupção”.
Entretanto, o protesto gerou reação do presidente da Casa, Augusto Santos Silva, do Partido Socialista, que repreendeu os parlamentares do Chega, exigindo que eles se comportassem com “urbanidade, cortesia e educação” para permanecerem no Plenário.
O dia já havia começado com centenas de manifestantes em torno do Parlamento, participando de duas mobilizações – uma a favor e outra contra a presença de Lula. A coincidência da visita de Lula com as celebrações da Revolução dos Cravos causou polêmica política em Portugal nos últimos dias, com opiniões divergentes sobre a sua presença no país.
Deputados portugueses protestam com cartazes contra corrupção e bandeiras da Ucrânia contra a presença de Lula em sessão solene pela Revolução dos Cravos pic.twitter.com/Gn6ci26bW3
— O Antagonista (@o_antagonista) April 25, 2023