Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Reprodução/ND.
O momento de luto e tristeza de uma família de Blumenau, no Vale do Itajaí, tornou-se esperança para uma criança de 4 anos de idade que aguardava um doador de coração compatível em São Paulo.
O coração de uma criança que morreu após um acidente de trânsito em Blumenau, poderá ajudar a salvar a vida de outra que lutava contra uma inflamação no coração e necessitava urgente de um transplante na cidade paulista.
Para que a doação pudesse acontecer, o BOA (Batalhão de Operações Aéreas) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o SAMU prestaram apoio para a SC Transplantes na captação do coração. A aeronave Arcanjo-01 foi acionada para fazer o transporte de Navegantes para Blumenau da equipe médica, que veio de São Paulo em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), para fazer a cirurgia de retirada e transplante do coração. A equipe médica foi levada na tarde desta sexta-feira (31) para o Hospital Santo Antônio em Blumenau.
Após retirado, o coração tem um tempo muito curto de sobrevida até seu implante, por isso, a necessidade e a importância das aeronaves para o sucesso da missão. Após a cirurgia, a aeronave levou a equipe médica e o coração, de Blumenau para Navegantes, para que deslocassem com o avião da FAB para São Paulo, onde a cirurgia de implante seria realizada.
Em razão do sigilo médico, não é possível saber sobre o estado de saúde da criança que recebeu o órgão em São Paulo.
A reportagem do Portal ND+ entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Santo Antônio, que informou que nesta semana duas captações de órgãos foram realizadas na instituição. O hospital ainda informou que não registrou outro acidente durante a semana, o que indica que o doador possa ser o menino que morreu após um acidente na BR-470.
Conforme noticiado, a família do menino 8 anos de idade que morreu no Hospital Santo Antônio na tarde desta quinta-feira (30), em Blumenau, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica da criança.
Acidente
Um grave acidente registrado na noite de sexta-feira (24) próximo ao limite de Blumenau com Gaspar, causou a morte de um menino de 8 anos de idade.
Segundo relato dos bombeiros, no dia do acidente, o menino estava no banco traseiro do carro e foi socorrido inconsciente, com suspeita de traumatismo craniano. Ele foi levado ao pronto-socorro do Hospital Santo Antônio em estado grave.
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o acidente teria sido causado pela motorista do outro carro envolvido, um Honda Civic. A mulher de 28 anos recusou o teste do bafômetro e foi multada. Contudo, ela não tinha sinais de embriaguez, de acordo com a PRF.
A motorista teria sofrido escoriações e foi orientada pelos policiais a aguardar o atendimento médico. Porém, os bombeiros relataram que ela teria abandonado o local.
Segundo a PRF, quando o laudo pericial do caso estiver pronto e revisado, ele será enviado à Delegacia da Polícia Civil de Blumenau. Neste caso, o delegado responsável deverá investigar e apurar possíveis crimes cometidos na ocasião.
O menino morreu no Hospital Santo Antônio na tarde desta quinta-feira (30), em Blumenau. A morte encefálica foi confirmada pela instituição.
Créditos: ND Mais.