Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Medida seguiu uma determinação da Secretaria das Empresas Estatais; petrolífera descartou aumento de 43,88% proposto pelo C.A.
A Assembleia-Geral Ordinária dos acionistas da Petrobras (foto) aprovou nesta quinta-feira (27) um reajuste de 13,65% na remuneração dos diretores e membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da estatal neste ano, informa o Estadão.
A medida seguiu uma determinação da Sest, a Secretaria das Empresas Estatais. Segundo o jornal paulistano, a estatal descartou uma proposta de aumento de 43,88% que havia sido aprovada pelo seu Conselho de Administração.
Os honorários fixos da diretoria, incluindo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, serão reajustados em 9% neste ano, afirmaram fontes ao Broadcast do Estadão. A decisão desagradou aos acionistas minoritários, que pleiteiam remuneração equivalente às de executivos de outras petroleiras.
“Embora os salários de executivos da Petrobras estejam aquém do mercado e, em alguns casos, sem reajustes há oito anos, a pauta era considerada impopular, sobretudo em área politicamente sensível para o governo Lula devido ao histórico de corrupção na estatal sob governos petistas”, escreve o jornal paulistano.
O Antagonista