Foto: Reprodução/Twitter/@vaticannews_pt.
O papa Francisco celebrou neste domingo (2.abr.2023) a missa do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A celebração foi realizada 1 dia depois de ele receber alta hospitalar. O pontífice ficou internado na Policlínica Gemelli, em Roma, para tratar uma infecção respiratória.
Na cerimônia, que durou 2 horas, o papa agradeceu as orações durante sua permanência no hospital. Francisco também pediu orações pela paz, em especial, à Ucrânia.
“Agradeço a vossa participação e também as vossas orações, que se intensificaram nestes últimos dias. Obrigado”, disse.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o pontífice deve participar de todas as celebrações da Semana Santa, iniciada neste domingo.
O papa Francisco tem 86 anos e celebrou 10 anos de pontificado em março. Durante seu pontificado, enfrentou alguns problemas de saúde. Em 2021, o líder da igreja católica foi internado para realizar uma cirurgia no intestino grosso. Na ocasião, ficou hospitalizado por 11 dias. Ele já foi diagnosticado com problemas cardíacos e sofre com dor ciática crônica.
Em dezembro de 2022, Francisco informou ter deixado pronta uma carta de renúncia caso venha a ter problemas de saúde repentinos que o deixem “incapacitado” para a função. Ele já havia dito, em julho de 2022, que não tinha planos de se demitir, mas falou que tudo dependia de sua saúde. Declarou, na época, que sua idade avançada e sua dificuldade para andar deram início a uma fase mais lenta de sua liderança.
Créditos: Poder 360.